A transição de carreira pode ser um período desafiador para você e para a sua saúde mental, gerando ansiedade e estresse. É muito comum nesses momentos, sentir-se inseguro em meio a tantas mudanças significativas.
Para proteger o seu bem-estar emocional durante a transição, é importante entender os desafios e ter expectativas realistas, dividir a transição em etapas menores também pode facilitar o processo, evitando que a jornada pareça avassaladora ou impossível.
Dedicar tempo ao planejamento de suas ações, como por exemplo investir em cursos de aperfeiçoamento e avaliar quais são os prós e os contras da sua decisão, podem tornar a transição mais suave. Outras dicas incluem ressignificar a ideia de sucesso, encontrar momentos de descanso e lazer, se conectar com pessoas e ter uma rotina do sono regular.
Não se esqueça de comemorar cada conquista ao longo do caminho, assim você fortalece a sua resiliência e motivação para continuar avançando. Por fim, lembre-se de que buscar ajuda profissional, seja através de um coach de carreira ou de um profissional de saúde mental, para fornecer o suporte necessário ao enfrentar os desafios e emergir dessa transição com clareza e confiança renovadas.
Lembre-se de que a mudança profissional pode ser uma influência positiva no seu bem-estar mental, ajudando-o a obter uma nova visão de sua vida e até mesmo a romper com comportamentos que não lhe servem mais.